sábado, 2 de outubro de 2010

Atividade 1.5

Tema: Experiências: Sugestões de aulas
Subtema: Fichamento

Aprendendo com Histórias Infantis

Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
É muito importante que as crianças tenham desde cedo contato com diferentes tipos de textos e as histórias de Literatura Infantil são muito importantes, pois aguçam a curiosidade, criatividade e o gosto pela leitura.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com as crianças.

Estrutura Curricular
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Recurso
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias]

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.

Atividade 1
Dispor as crianças em uma roda para que um clima de diálogo seja criado e então apresentar o recurso às crianças.

Apresentação do Recurso
Observação: Iniciar a apresentação do recurso para as crianças em 1min’19sec e ir até 3 min’00sec.
Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com as crianças e pergunta se elas gostaram da história, se elas sabem o que é uma lagarta e o que é uma borboleta.
O professor, neste momento mostra às crianças que existem muitas histórias infantis e que é muito importante que elas as conheçam e que, sobretudo são muito interessantes!

Atividade 2
Após apresentar outros livros de Literatura Infantil às crianças, seja na sala de aula ou na visita à biblioteca, sugere-se que o professor peça às crianças que elas façam um desenho sobre o livro, como se fosse uma capa para o livro. E que algumas palavras mais marcantes da história sejam escritas no caderno ou na lousa, como uma lista de palavras.
O professor também pode pedir que cada criança escolha um livro para levar para casa e ler com seus pais e/ou responsáveis, tentando criar o hábito da leitura às crianças.

Sinopse do livro
Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos. Mas era primavera, e a lagarta tinha desaparecido...

Referência
ROCHA, R. A Primavera da Lagarta. São Paulo: Editora Formato, 2005.

link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=9971

Recursos complementares
Sugere-se ao professor que ele disponibilize aos alunos outros livros de Literatura Infantil ou ainda que se houver uma biblioteca na escola que eles a visitem.

Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todo o momento da atividade.
O instrumento de avaliação pode ser o desenho e a lista de palavras que a criança fez.
É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de escritas das crianças poderão ser variados, por isso é salutar que cada criança seja avaliada de acordo com o nível da alfabetização que se encontra.
No entanto, esta é uma oportunidade para que as crianças se sintam instigadas a avançar nos conhecimentos que possuem.

Análise da aula
Achei o projeto interessante, acredito que a criança tem que ser despertada para o interesse pela leitura, sem isso não haverá habito de leitura.
Temos que procurar meios para apresentar os textos de forma diferente e com maior emoção assim, a leitura será muito mais agradável.
Do ponto de vista dos recursos tecnológicos eu não utilizaria da mesma maneira o rádio ou Windows Media Player (avançando e parando, usando apenas um trecho), já gravaria o trecho específico pra trabalhar com o aluno, já que com crianças é preciso dispersar o menos possível. Usaria um CD com os trechos que utilizaria classificados segundo a ordem que seria necessária ouvir com os alunos.
Aplicaria esse projeto em minha sala de aula, e acrescentaria a confecção de fantoches, com os personagens da história que será contada, procurando dramatizar, fazendo com que a história fique mais prazerosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário